O drama do beijo gay em novela (ainda) não é passado?

Publicado: 31 de janeiro de 2014 em Mundo LGBT
Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,

Há mais de 10 anos, uma novela da TV Globo transmitiu um beijo gay. As bocas eram das personagens interpretadas por Alinne Moraes e Paula Picarelli, em Mulheres Apaixonadas (2003). Como vocês poderão ver no vídeo abaixo, o selinho foi bem tímido, até um pouco distante da boca, mas simbólico.


Passada mais de uma década, o Brasil ainda cria uma grande polêmica sobre um beijo gay em novela, como se fosse preciso pedir desculpas ao conservadorismo. Nesta sexta-feira (31/01), muitos brasileiros torcem por um beijo entre os personagens Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso). Em seu Facebook, o deputado federal Jean Wyllys, homossexual assumido, criou até uma campanha intitulada 
#BeijaFelix clamando por esse acontecimento. “As cenas de afeto entre Félix e Niko já são uma vitória, é certo, mas falta o beijo. É preciso exibi-lo no último capítulo. Do contrário, a oportunidade cairá de maduro e a Globo terá perdido o trem da história”, disse ele em seu Facebook.

O BlogSoubi faz votos para que essa campanha surta algum efeito no final da trama. Se a intenção do autor era começar a minar o preconceito homossexual, o beijo precisa acontecer. 

Mas enquanto aguardamos apenas um selinho (minha expectativa é baixa), o SBT não precisou de campanha para transmitir um beijo lésbico (não foi um simples selinho), na novela Amor e Revolução (2011). Nem a TV Manchete em Mãe de Santo (1990), há mais de 20 anos. Pasmem.

Amor e Revolução (2011), SBT


Mãe de Santo (1990), TV Manchete

comentários
  1. Dany disse:

    Sinceramente? Perda de tempo esperar que esse beijo aconteça! Lembram da novela “América”, onde o famoso beijo foi tão prometido … pra depois ser…CENSURADO! Ainda mais no caso de 2 homens, onde ainda existe um certo machismo que defende que, “duas mulheres é sensual, é sexy, mas dois homens é feio e nojento” (eu particularmente acho lindo e fofo), podem perceber, os poucos beijos explícitos foram entre MULHERES, NUNCA ENTRE HOMENS! Nem mesmo no BBB rolou beijo gay masculino, só (repito) MULHERES! A mulher é sempre o objeto de tesão explorado pela mídia machista! É lindo 2 mulheres sim, mas ali a intenção é nos explorar como fetiche masculino e alimentá-lo pra afirmar a “macheza” do cidadão, e ai vem a desculpa “ah, pq o público ainda não está preparado para um beijo assim…” não está uma ova! É muito conveniente não exibir algo quando não se quer, não é? Melhor dispensar mais tempo vendo filmes estrangeiros que não têm frescura, nem pseudo pudores, onde os beijos gay e lésbico são garantidos e eles mostram as relações homoafetivas como elas realmente são do que essa palhaçada que a dona Globo faz! #Prontofaleimesmo!

  2. Dany disse:

    FINALMENTE ROLOU O TÃO ESPERADO BEIJO GAY MASCULINO!! Foi sutil, mas temos que começar de algum lugar! Apesar de ter sido um progresso, pode ser também que a Globo o tenha feito por dois motivos: 1) se “desculpar” pelo FIASCO de América em 2005, da promessa não cumprida; 2) entrar no páreo com outras emissoras que poderiam “sair na frente” nesse feito. De qualquer forma, mesmo tendo dois lados da moeda, a comunidade LGBT provavelmente se sentirá um pouco mais satisfeita e agradece 🙂 bom trabalho dos atores.

    • blogsoubi disse:

      Foi bonito, né, Dany? Todos vibramos muito. E que venham muitos mais beijos gays!

      • Dany disse:

        Foi fofo, Amanda! Não pude conter a minha satisfação (e a minha mãe e meu padrasto estavam na sala, mas eu comemorei assim mesmo, aplaudi e gritei “iupi”) dai lembrei que tinha q me conter, e até senti um desconforto fisico por isso, hehehe!! Mas valeu, tu não imagina como eu tava tensa antes e depois da cena!! É, seria bom se viessem outros, mesmo que discretos.

      • Carol disse:

        Eu adorei !! Apesar de não ter sido um beijão, mas eu fiquei toda toda kkkkkkkk Tem de ter mais vezes.. e eu ainda acho que essa próxima novela terá um casal lésbico.. Torcendo para que de fato isso aconteça <33

  3. manusouzasite disse:

    Foi lindo apesar de ser so um selinho, mais assim nós msm temos preconceito em relação ao beijo em publico e nós que criamos o fato de não mostra tipo TODO MUNDO sabe mais ninguém viu AINDA. Até hj n sei se temos que fazer o mundo aceitar a força ou e melhor o fato de vc finge que não sabe e (Eu) fingir que (vc) estar louca(o) p saber.

  4. manusouzasite disse:

    Gostou Carol do beijo rs….

    Então tudo foi muitooooo lindo, temos que mostra que nossa opção não e um ser um E.T e sim nossos mais normais que muitos q se dizem tão certinhos

  5. leandra disse:

    Eu assiti o beijo gay do felix e do niko e tenho q adimitir q me emocionei muito realmente foi verdadeiro foi um beijo q tinha afeto tinha amor….

Deixe um comentário

