Onde há mais casais homossexuais e em quê eles acreditam?

Publicado: 29 de outubro de 2012 em Estudos
Tags:, , , , , , , , , ,

Existem 60 mil casais homossexuais morando juntos no Brasil, relevou o Censo 2010 do IBGE, divulgado neste mês.

Acredito que essa seja uma estimativa bem conservadora. Eu e minha namorada, por exemplo, não preenchemos nenhum formulário e ninguém visitou a nossa casa para fazer essa identificação. E também acredito que outros casais homossexuais dirão o mesmo. Mas isso é normal em todas as pesquisas, eles trabalham com amostragens. Isso significa que nem todos os domicílios brasileiros fizeram parte do estudo.

Apesar disso, o levantamento feito pelo instituto é riquíssimo. Ele diz que mais da metade dos casais homossexuais brasileiros são católicos (47,4%), enquanto 20,4% declaram não ter religião. A maioria dos casais, 53,8%, é composta por mulheres. Mais da metade dessas uniões é do Sudeste.

Essa pesquisa revela algo importantíssimo: mesmo com o preconceito das instituições religiosas, a maioria dos homossexuais não deixa de ter fé. Essas pessoas acreditam que Deus é muito maior do que qualquer preconceito, porque ele está do lado do amor.

Outro ponto importante: esses casais estão concentrados principalmente no Sudeste. Suponho que seja uma questão de “amadurecimento” de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. É muito mais fácil ser gay ou lésbica nessas duas cidades do que em uma cidade do interior ou no Nordeste, por exemplo. Devido ao maior acesso cultural e a uma “outra cabeça”, os homossexuais conseguiram se “liberar” com mais facilidade nessas regiões.

Mas isso não significa que outras regiões sofram “escassez” de homossexuais, pelo contrário. Recebo diariamente e-mails de pessoas de todo o lugar do Brasil, ansiosas para conversar com alguém sobre o assunto. A maior dificuldade delas é que não conseguem se “identificar” com ninguém. Em cidades do interior, principalmente, não há com quem conversar sobre o assunto. É um baita tabu. Então é melhor continuar fingindo que está tudo certo e que não queriam viver uma experiência como essa.

Isso retarda o crescimento de uma sociedade que já não precisava mais ser assim. As pessoas acabam ficando infelizes, porque criamos uma realidade distorcida para agradar alguém que nem sabemos quem é. Precisamos atualizar com urgência o próximo Censo do IBGE e mostrar que a homossexualidade e a bissexualidade são identidades muito mais presentes nas pessoas do que imaginamos.

Anúncios
comentários
  1. Dany disse:

    Êeee, vou ser a primeira a comentar!! Bom, acho que independente de ser homossexual, devemos ter fé em alguma cosia boa, e concordo que Deus está acima de qualquer intolerancia!! Acho q é nisso que gays, lesbicas e os bissexuais acrditam!! E sim, acredito que haja uma porcentagem bem maior do que o já registraod pq deve haver mais gente não assumida por aí!!! Mas o numero de catolicos realmente me surpreendeu!!

  2. Fah disse:

    Faz um tópico falando da primeira vez de uma garota com outra garota.

    • blogsoubi disse:

      Fah, tudo bem? Ja fiz um, mas farei outro, ok? Abs!

      • Dany disse:

        Eu acho q ela quer detalhes genericos, tipo, vc falou da SUA primeira vez, mas ela quer q vc explique como costuma ser, como a gente costuma se sentri antes, durante e deppis, acho q algo mais especifico, será q é isso?? Vc falou tambem me um topico sobre as diferenças entre um namoro com uma mulher e com um homem né?? E tambme a diferença dobeijo, pq muitas meninas q se consideram bi, anets perguntam as pessoas qual é a diferença ente um e outro, ja vi muito isso nos yahoo answers da vida!! Terei prazer em te ajudar a criar um topico, se vc quiser, bj

      • blogsoubi disse:

        Dany, vou tentar fazer algo assim. Mas não posso fazer algo genérico porque não seria real. Por isso quero a sua ajuda para começar com isso. Vou fazer um post com alguns depoimentos de meninas contando sobre a sua primeira vez com uma mulher. Pode começar contando a sua experiência? Meninas, fiquem à vontade pra falar também. Abs!

      • blogsoubi disse:

        Só peço para não escrever palavras ou cenas que possam comprometer o bom nível do blog, ok meninas? Conto com o bom senso de vocês. Abs!

  3. Dany disse:

    Sem problemas!! Como eu devo proceder?? Onde eu devo contar? Te envio por email, e vc juntará os depoimentos e fará o topico com um tipo de conclusão final ??

  4. É A 1ª VEZ QUE POSTO AQUI, ESTOU TÃO EMOCIONADA RSRSRS – LOLA, VC É TÃO INCRÍVEL, QUERO SER IGUAL A VC QUANDO EU CRESCER. oi augusto, quero ser sua amiga ;Drsrsrs (é sério, me add no face)eu sofro do mesmo problema. tenho 18 anos, não sou lésbica, mas me incomodo muito com os comentários homofóbicos que escuto constantemente. sou do amapá e aqui as pessoas têm mentes muito fechadas. fico muito triste pq não me sinto a vontade para fazer amizade com quem não concorda comigo. e discordando do que a lola disse, não consigo considerar minimamente boa uma pessoa machista, homofóbica ou racista. ah, é verdade, eu tb sou atéia e feminista e sou emcubada. minha família é religiosa e super conservadora, inclusive dela vem algumas das maiores pérolas, por exemplo: “a miscigenação de raças é culpada pelo baixo desenvolvimento do brasil”; “a parte genética é importante, mas a criação é fundamental para q um homem se torne gay”; “mulher gosta é de dinheiro” etc… pra terem uma ideia, conheço 2 pessoas que conseguem visualizar o racismo na nossa sociedade, porém um é misógino e o outro é machista e homofóbico. triste. as únicas pessoas boas para se ter como amigo, são aquelas que não conseguem ser maldosas e isso é ótimo, porém estas mesmas pessoas dão liberdade aos já mencionados homofóbicos, machistas, racistas, etc. estamos juntos nessa barca amigo. A proposito: eu encontrei um grupo de pessoas muito legais no twitter. pessoas que não fazem piadas de mal-gosto (são perfis de humor). é muuuito legal! para mais informações é só me perguntar, pois não posso fazer um comentário do tamanho de um post, rsrsrsrs.

  5. Gi... disse:

    Ola amanda,bom eu aqui de novo…
    Aconteceu algo que bagunçou completamente minha vida. Bom eu namoro a 10 meses minha melhor amiga,porem conheci uma pessoa que me deixou sem chao. Eu nunca pensei em ter nada com outra mulher q nao fosse a minha namorada….ate conhecer essa moça. Eu estou confusa…dividida mesmo. Nao sei oq fazer eu amo minha namorada… Mas eu estou completamente envolvida por ela…a ponto de virar a noite trokando msg…ou batendo papo. Nunca tinha passado pela minha cabeça ir p cama com outra mulher… Mas agora essa ideia me assombra da hora q acordo a hora q vou dormir. Amanda e meninas do blog me ajudem…nem em relaçao a minha sexualidade me senti tao perdida qto agora. Oq vcs acham ja se viram em situaçao parecida??? Oq faço???

    • blogsoubi disse:

      Olá, Gi, tudo bem? Nunca passei por isso, mas vou te dizer o que eu acho. Se você realmente acha estar apaixonada por outra pessoa, talvez seja a hora de refletir se você realmente ama a sua namorada ou se está apenas respondendo a um desejo que surgiu. Você precisará decidir o quanto antes o que é mais forte e mais importante pra você. É preciso colocar tudo na balança. Por exemplo, o que te interessa nessa menina? Você só a acha bonita e interessante ou ela te atrai por um conjunto? E a sua namorada? O que a faz querer continuar com ela? Pode ser um comodismo? É difícil te dar uma opinião sem conhecer todas as situações e espero que você tome a melhor decisão. Só não traia sua namorada ou alimente as esperanças de uma pessoa por você. Uma outra coisa é que você também pode estar alimentando o seu ego. A maioria das pessoas gosta de ter alguém atrás a todo momento… é até uma forma de lidar com a sua insegurança, talvez. Não demore muito pra decidir… Abs!

  6. mariana disse:

    Gi, essa é uma situação muito complicada! Nossa, sua cabeça deve estar a mil!!! Mas, vc tem que sentar com essa menina e conversar para ver o que realmente estão sentindo!!! E com relação a sua namorada, acho que vc tem que falar com ela o que está se passando! Se é que ela vai entender, pq se fosse a minha n iria!!!

  7. Gi... disse:

    Realmente MARIANA minha cabeça esta a mil…mas eu refleti sobre mtas coisas.
    Nao seria justo com minha namorada…que é uma pessoa extremamente sincera…troca la por uma aventura…por uma pessoa que talvez não seja real…Eu acho que nós mulheres de um modo geral passamos por momentos de conflito interno. E acredito que foi isso que aconteceu comigo.
    Mas desde ja agradeço o apoio do blog…da Amanda enfim. Felicidades a todas…

    • blogsoubi disse:

      Verdade, Gi. Sempre passamos por conflitos internos. Normal. Mas acho que você saberá levar isso muito bem. Somos seres humanos e temos desejos todaa as horas… Só precisamos saber como lidar com eles… Abs!!

  8. Dany disse:

    Amanda, posta aki nesse topico a porcentagem das principais crenças mais comuns entre os homossexuais pras meninas terem uma base maior….e tambem a fonte desses dados.

  9. mariana disse:

    Amanda, gostaria que vc me ajudasse, conheci uma pessoa e estou super envolvida, não sei o que fazer, pois tenho namorada, e a amo, porém, estou confusa e confesso que estou curtindo muito ela, só que eu acabei mentindo para essa pessoa que conheci e ela não quer mais falar comigo, poxa, eu sei que errei só que todas as pessoas erram e eu queria ao menos que ela escutasse minha versão. O que faço hein? Outra coisa a maioria das meninas colocam outro nome aqui no blog não é isso?!

  10. Erica disse:

    A maioria de meninas coloca nome falso aqui por razões obvias: a internet não é um meio confiável. Mas o blog da Amanda é um lugar tão sério, que não há espaço para mentiras aqui. Existe uma diferença entre omitir e mentir. Todas nós omitimos o nome. Mas quem é sincero, não mente. Mas errar faz parte da vida. É bom para o crescimento. Beijos

    • blogsoubi disse:

      Obrigada por garantir a credibilidade do blog, Erica!! Vocês é que fazem dele um lugar sério e fico muito feliz com isso! Sobre a omissão dos nomes, é verdade o que as meninas estão falando…algumas pessoas omitem para não serem identificadas e sofrerem preconceito. Mas tem muitq gente que coloca o nome verdadeiro. O objetivo é que todas nós coloquemos um dia nossos nomes completos com foto. Mas talvez seja uma utopia, por enquanto. Mas o meu nome é Amanda mesmo. E acredito muito que esse é um espaço em que todos contam histórias verdadeiras. Pelo menos as minhas são. Abs!!

  11. Gi... disse:

    Bom Erica eu concordo com vc,em partes…pq não nem todas omitem seus nomes.talvez a maioria mas não todas…
    Nos ja omitimos tanta coisa,tipo sobre nós,as nossas escolhas,para nossos familiares,amigos para sermos aceitas por essa sociedade nojenta.Ai encontramos um lugar que podemos falar sem medo,esclarecer duvidas,conhecer pessoas que passam pelos mesmos problemas.E ja começamos com mentiras…ou omitindo certas coisas.E se escondem o nome é com receio…vergonha da nossa realidade? Mas enfim o Blog da Amanda é algo mto serio mesmo.
    Bjossss

    • mariana disse:

      Infelizmente, temos receios com relação a certas coisas, só que quando chega o momento certo nós falamos tudo, o blog é algo sério sim, e por isso faço parte, o fato de n colocar o nome verdadeiro é por conta de preconceitos q existem, agora fala sério errar é humano, só que o fator mais importante para mim é saber reconhecer e pedir perdão isso sim!

    • blogsoubi disse:

      Gi, também agradeço muito pelos comentários! Espero que continue gostando do blog! Abs!

  12. Gi... disse:

    Desculpa MARIANA,estar me entrometendo em sua vida…nao conheço vc. Mas so para que eu possa entender seu comentario…vc apenas omitiu algo a essa garota…ou realmente foi algo serio?? Do tipo MENTIRA mesmo???

    • mariana disse:

      Pois é, eu omitir e isso foi a gota d’água para ela!

      • Gi... disse:

        Mas se coloque no lugar dela MARIANA,e se ela tivesse mentido pra vc…
        Talvez não seria a gota d água pra vc tbm.
        Eu penso que é assim aquilo que eu não quero q façam comigo…ou nao faço com ninguem.

      • mariana disse:

        Concordo c vc Gi, só que se olhar direitinho eu estava sem saber em como falar! E quando vi q estávamos bem resolvi dizer e ela até agora n está aceitando! Na verdade ela está sendo imatura! Me coloquei no lugar dela sim e já mandei várias mensagens e liguei milhares de vzs e ela não quer falar comigo! Ao menos ela deveria ouvir o que tenho para dizer…

      • Dany disse:

        To p-assando pro lgo semelhante, mas no meu caso não menti e sim tivemso um desentendimento, e desde então ela não fala masi comigo e está com outra pessoa. Eu não sei o q te dizr, mas á um tempo, depois procura de novo, ou espera ela te procurar. Se vc não aguentar, so procura depois de um tempo.

  13. Erica disse:

    Só uma observação a fazer: só troco email com a Amanda e mais uma mulher que conheci no blog. Logo que começamos a nos falar eu disse o meu nome verdadeiro pra elas. Aqui é um lugar público onde todo mundo tem acesso e eu sendo casada jamais vou falar meu nome real até porque quem lê o que escrevo, se me conhecer pode facilmente me identificar. Porém se a conversa se torna mais pessoal, quando você passa a falar diariamente, etc, não vejo porque não dizer a verdade. Beijos

  14. disse:

    Olá, gostaria que vocês me ajudasse com a sua opinião sobre o casamento homossexual, já que onde eu estudo vai ter uma aula, como se fosse um debate sobre esse assunto, “se a pessoa é a ‘favor’ ou ‘contra’ o casamento homossexual”.
    Eu sou heterossexual, mas não vejo nenhum problema no casamento ou namoro de pessoas do mesmo sexo, só que não sei o que falar para me posicionar a favor do assunto, já que tem varias pessoas que são contra (uma das minhas amigas), e ela às vezes se torna muito preconceituosa (particularmente odeio preconceito), e além do mais tem pessoas que irão interferir com religião (tipo “Deus criou o homem e a mulher, para se casarem”).
    por favor me ajudem!

    • Erica disse:

      Jé, escute. Você pode dizer e argumentar no seguinte sentido: A Constituição brasileira, garante como um direito fundamental, a dignidade da pessoa humana. É um princípio de Direito. Por este princípio, cada ser humano é digno de respeito pelo Estado e pela sociedade. Isso não tem nada a ver com religião ou opção sexual. Trata-se de respeitar o cidadão como um ser humano. Assim, foi que adequando-se a esta nova realidade, houve necessidade da legislação evoluir para a União civil entre duas pessoas do mesmo sexo. É o reconhecimento do Estado e da sociedade de que essas pessoas são iguais à qualquer outra e merecem respeito. Já que você quer argumentar sobre o tema, pesquise na internet e arrebente na sala de aula. O senso comum sempre aponta para o preconceito e a ignorância. Mas a lei não. Estude e você vai dar um show e se não convencer seus colegas, pelo menos os fará refletir sobre o tema. Espero ter ajudado. Beijos

      • disse:

        Erica,obrigada! ainda não tinha pensado assim, vou pesquisar mais sobre a constituição brasileira.

      • blogsoubi disse:

        Concordo totalmente com a Erica. E acrescento algumas coisas. Nesse link (http://casamentociviligualitario.com.br/questoes-e-respostas/) há muitas explicações sobre o casamento homossexual. Sobre a frase “Deus criou o homem e a mulher para que se unam. O casamento gay vai contra o plano de Deus”, é importante colocar algumas coisas. Sabiam que a palavra de Deus já foi usada para proibir o casamento entre raças diferentes? Diziam que Deus tinha colocado as raças em continentes separados para que elas não se misturassem. Não é um absurdo pensar isso hoje em dia? A Igreja também já chegou a dizer que as mulheres não tinham alma e por isso não tinham os mesmos direitos que os homens. Os índios não eram pessoas…os negros eram raças inferiores. Todos pensamentos absurdos criados pelo ser humano preconceituoso, que quer dominar e manipular. Quando duas pessoas se amam nada é mais forte do que isso. Deus é amor, não é verdade? O ser humano é que ainda não conseguiu entender isso. Leia o site que te indiquei com essas perguntas e respostas. Acho que lhe será muito útil. Ah, e vale lembrar que a Igreja Católica, por exemplo, nem sempre condenou os gays e até o século XII não tinha evidenciado nenhuma preocupação especial sobre a homossexualidade. Para quem não sabe, já houve até Papa bissexual, João XXII (escrevo isso neste post: https://blogsoubi.wordpress.com/2012/05/03/a-bissexualidade-a-homossexualidade-e-a-religiao/). E pode citar também a Declaração Universal dos Direitos Humanos… ela diz que “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”. O respeito ao próximo deve ser o princípio mais importante, sempre. Se eu quero casar com um homem ou uma mulher, por que alguém deve decidir isso por mim? Eu tenho o direito de escolher o que eu quero pra minha vida. Só precisamos respeitar o direito das outras pessoas. Farei um post sobre isso para complementar essas coisas.

  15. disse:

    Já olhei o site e o seu post. Muito obrigada mesmo, você me ajudou muito.
    Ah! eu achei o seu blog muito interessante.

  16. Gi... disse:

    BOM EU AQUI NOVAMENTE…MAS DESSA VEZ QUERO PEDIR DESCULPAS A UMA PESSOA MUITO ESPECIAL QUE CONHECI AQUI NO BLOG…E DIZER TBM O QUANTO ESTOU FELIZ EM TE LA CONHECIDO…QUE ELA JA TEM UM ESPAÇO ENORME EM MEU CORAÇÃO…VOCE ME FAZ MTO BEM,ADORO AS NOSSAS CONVERSAS,AS NOSSAS RISADAS…SIMPLISMENTE ADORO VC…BJOSSSSSSS

    • Dany disse:

      Amanda eu ouvi dizer que diziam que negros não tinham alma, e tudo um grande preconceito e o antigo testamento era machista.

      • mariana disse:

        Estou aqui mais uma vez, para dizer para uma pessoa, a qual conheci aqui no blog, que estou muito feliz pela amizade que estamos tendo, são momentos muito agradáveis, onde compartilhamos coisas boas e até as ruins de nossas vidas! Você tem se tornado muito especial para mim! Tua alegria me contagia e tenho aprendido muito com você pode acreditar!!! Bom vou nessa! E não esquece que te acho muito gente boa! Bju…

  17. Denise disse:

    Que casal lindo esse da foto… :*

  18. disse:

    Passei muito tempo sem internet e tinha esquecido completamente de postar sobre o debate, agradeço a todos que me ajudaram inclusive a Erica e a Amanda .
    o debate foi muito bom,com muitos argumentos convincentes e aqueles inaceitaveis que você nunca imagina pessoas com esses tipos de pensamentos, mas enfim…
    Apesar de o professor ter falado que deu empate, eu acho que os argumentos dos que aceitam o casamento homossexual foram mais convincentes e ganharam, os que eram contra falaram mais de religião.
    E uma menina chamou muita minha atenção debatendo com um menino, porque eu nunca tinha escutado esse argumento e nem pessoas falando o que ela disse.Essa é uma parte do debate!(começando por ela, depois o menino)
    -Pessoas do mesmo sexo que se amam de verdade, vão para o inferno?
    -Sim, irão! (e ele falou onde tava escrito a passagem na bíblia)
    -Pois bem… eu sou lésbica e amo a minha namorada e ela também me ama, porque só nos duas sabemos o que passamos para ficar juntas e ainda passamos, por vocês que se acham ‘certinhos’ terem preconceito
    -Não é preconceito é o que ta escrito na bíblia
    -Não importa! na minha opinião é preconceito. Tem gente que só lê essa parte da bíblia, não lembra que a bíblia tem vários livros e quase ninguém cumpre o que ta escrito.
    -Mas…(nesse momento ele ficou calado)
    -E se nos(ela e a namorada) iremos para o inferno!, até la vamos viver o nosso amor juntas já que nos duas estamos pecando. E vocês que se dizem ‘certinhos’ vão ter que esperar o julgamento, e quem sabe não vão fazer companhia para a gente, porque ninguém aqui sabe qual vai ser o resultado!.(nesse momento varias pessoas aplaudiram ela)
    As pessoas religiosas ficarão com tanta raiva, que eu nunca rir tanto de uma reação como eu rir da deles.
    E eu achei a garota muito corajosa de se assumir na frente de quase 200 pessoas, e achei muito fofo o jeito que ela falava da namorada. ^^

    • Dany disse:

      Pra mim esse papo de que prostituta, bissexual e homossexual vão pro inferno é a mesma coisa que esse papo de “o fim está próximo, o mundo vai acabar” e usam a Biblia como testemunho disos, e me diz, o q adiantou as pessoas acreditarme nesse “fim do mundo
      “? Virou piada, motivo de gozação e filmes q só faturam com um medo que alguams pessoas ainda tem! Ou seja, balela e eprda de tempo! Se vc viver sua vida em PAZ respeitando as pessoas e a si emsmo n tem essa de Due te mandar pro inferno, então se for assim, os animais com comportamento homossexual tb iriam, me poupe!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s