Se namoro uma mulher, posso me intitular bissexual?

Publicado: 14 de agosto de 2012 em Bissexualidade feminina, Mundo LGBT
Tags:, , , , , , , , , ,

Uma leitora me chamou a atenção para essa questão e acho que vale a pena discutirmos sobre isso por aqui. A teoria dela é bem interessante: as mulheres bissexuais só usam essa definição porque não conseguem assumir a homossexualidade. Outra leitora também me questionou: se você namora uma mulher, essa relação não te torna homossexual?

Junto a essas leitoras também está a minha namorada, que um dia desses me fez o mesmo questionamento.

Para refletirmos sobre isso, vamos pensar: o que é bissexualidade? Ter atração por pessoas do sexo oposto e do memo sexo. Não interessa se realizei esses desejos ou não. Quando eu namorava um homem e ainda não tinha me relacionado com uma mulher cheguei a ter atração por mulheres. Eu podia dizer que era heterossexual? Eu até dizia, mas não era verdade, visto que eu também poderia me envolver com uma mulher.

Obviamente, se estou com minha namorada, não penso, em nenhum momento em estar com um homem e muito menos com outra mulher. Mas isso não exclui o fato de já ter me envolvido e me atraído por homens. E eu realmente os desejei.

Mas eu realmente só tive certeza sobre minha bissexualidade quando tive coragem de me envolver com uma mulher. Antes disso, como já disse por aqui, eu acreditava que era apenas uma curiosidade. É mais “confortável” pensar assim. E só pensamos assim por conta do preconceito da sociedade. Se esse assunto fosse tratado de forma mais natural pela maioria, talvez não existissem tantas pessoas escondendo os seus desejos.

Acontece que por mais que tentemos negar, no fundo, nós sabemos o que sentimos de verdade. Quando você conseguir vencer o preconceito, começará a ter menos dúvidas.

Anúncios
comentários
  1. Sarinha disse:

    Quando estamos com duvida sobre a nossa sexualidade,nós pensamos e ficamos aflitas e com medo.Principalmente com o medo do preconceito,medo de se assumir para a pessoa que deseja,medo dos obstáculos.Só conseguimos definir a nossa sexualidade quando tomamos a nossa decisão de ser feliz e se aceitar e como diz:que a pessoa bi de verdade tem sentimentos e quando gostamos de alguém seja homem ou mulher é aquela pessoa que queremos ficar…Bjks

  2. Joana disse:

    Muito interessante este teu post. Olha eu me considero bi porque eu tou apaixonada por uma mulher,descobri recentemente essa atracção por mulheres e também me sinto atraída por homens.
    Como sabes por enquanto nao contei a ninguem da minha família, so a amigos.
    No entanto admito que se fosse lesbica que provavelmente axaria bem mais fácil dizer que sou bi.
    Porque ser bi sei la parece que ” está na moda”, que ate é visto como sexy principalmente quando envolve 2 mulheres, penso que deve ser mais facil dizer. ( no entanto nem sendo bi, ainda falei, mas é a minha opiniao). Atenção, espero que este meu post nao seja mal interpretado, estou a referir-me à ideia que é passada nos media,o ” estar na moda” 🙂
    Uma duvida que hoje me assaltou mas que acho que tb pode ser das aulas de um curso que tive hoje ( que nada teve a ver com sexualidade mas enfim) é: será que uma pessoa pode ser a nivel sexual bi e emocionalmente com mais tendencia para ser homo ou vice-versa?
    O que acham disso?
    Ou acham que nao tem nada a ver? O que achas blog sou bi?

    • Dany disse:

      ” será que uma pessoa pode ser a nivel sexual bi e emocionalmente com mais tendencia para ser homo ou vice-versa?”
      Sim, perfeitamente!! Ela pode sentir atração fisica e sexual por ambos os sexos, mas afetivamente se acertar melhor com alguem do mesmo sexo.

  3. Joana disse:

    Ahh agora so comentando o teu post, adorei a tua ultima frase e concordo totalmente!!!! Nós no fundo sempre sabemos o que sentimos de verdade.
    Agora olhando pra tras vendo de mim e da minha situação vejo isso claramente. Só que nao aceitava para mim própria, mentia para mim mesma.

  4. Caroline disse:

    Muito legal e interessante mesmo essa questão do post,
    Eu namoro uma melher, e estou/sou completamente apaixonada por ela, já gostei de homens, senti atração, mas sempre reparei em mulheres tambem!
    Sinceramente essa questão de “rótulos” homo/bi/gay/hetero.. enfim.. não me atinge, acho que todos nós somos capazes de amar quem queremos, isso na questão sentimental, do afeto, emocional,, enfim.. já vi um caso do um homem que se dizia hetero, até se apaixonar por um transsexual, no qual ele descobriu logo depois de se envolver.
    Então é uma questão muito relativa, vai de pessoa para pessoa. Ao meu veeer!!
    Se voce se envolve com uma mulher, quem nao te conhece vai te intular como uma Lesbica, mas o que isso importa ? A mesma coisa acontece com um homem..
    Voce está vivendo sua paixão homossexual.. se nao der certo, voce pode se apaixonar por um homem, ou então, até mesmo, por uma outra mulher,,, E viver feliz!
    O importante é ser feliz!! Independente com quem seja, homem ou mulher..
    Há pessoas que nao se veem com alguem do mesmo sexo.
    Essa atração, apaixão, afetom enfim.. nasce, isso desenvolve em certas pessoas, como a mediunidade, e não há como controlar, uma hora voce se descobre e se deixa viver pelo o que te faz bem!

  5. Dany disse:

    Caroline, no caso o transsexual era um homem fisicamente, mas se sentia psicologicamente como uma mulher, ele fez cirurgia pra mudar de sexo, portanto, ele é como se fosse uma mulher hetero, então, nesse caso esse homem pode aidna ser hetero, ou se ele sentir atração por um homem q se sinta homem, goste até de ser masculino, mas sente atração por homens, ele até pode ser considerado um bi. Agora, questão namoro uma mulher, sim, pósos me entitular bi, desde q eu me sinta atraida por outras mulheres, mas se sinto atração por homens tb..Agora, pode acotnecer de eu ter me apaixonado por oturas mulheres e o sentimento no namoro varia de uma pra outra, por umas me sinto mais apaixonada, por outras menos, ai n tem nada a ver com sexualidade, mas sim com a afinidade com cada uma delas!

  6. Dany disse:

    Bom, eu tambem acredito muito nas bi com identidade lesbica, aquelas q sentem mais atração por mulheres, e preferem se relacionar mais com mulheres por mais identificação e afinidade emocional e fisica, apesar de ter uma paixão particular por um cara especifico.

  7. Dany disse:

    Bom, tem epsoas q n sabiam mesmo de sua bi ou homo, mas pensam nisso (e gerlamente essa assimilação masi tardia vem pras bi) um tempo depois de perceber alguma paixão, quando olham pra trás e lembram de indicios de homoafetividade, por exemplo eu, so depois de me apaixonar lembri ido tesão q sentia com uma mulher nua ou ao ver ou imaginar duas mulheres juntas por volta dos 11, 12 ano, dai parece q tudo q aconteceu até hoje faz sentido, e me parece q não há coincidencias nem “acidentes” na sexualidade! Não foi por acaso q eu sonhava q beijava mulher, que eu escrevia sobre isso na adolescencia e gostava, descobri filmes e percebi q aquilo no fundo sempre me agradou e me atraia!! E tud oq eu precisava era me aprofundar em alguma experiencia, mas tudo q eu preci sei fazer foi unir o q ja sentia a um sentimento q viria depois naturalmente, sem q eu planejasse ou soubesse quando e como ele iria chegar, mas q se aflorou quando eu entrei no meio das outras lesbicas! E ao contrario do q eu pensava, me apaixonei ANTES de beijar, eu achava q so me apaixonaria por uma mina depois de beija-la! Primeiro vei oa atração fis9ica, depois os desejos e a atração e paicão pelo jeito delas unido a algo a mais q eu n sabia definir, mas é coisa de almas, simplesmente sabia q ia ser bom estar com elas e q mesmo com seus defeitos eu iria ama-las em toda sua essencia!

  8. Cara Comum disse:

    Tenho duas perguntas:

    * O desejo por homens ainda existe? Por atração pelo mesmo sexo é homossexualidade! Pelos dois sexos é que é bissexualidade! Só pergunto isso pq achei confuso ler no seu texto: “O que é bissexualidade? Ter atração por pessoas do mesmo sexo.”

    * Por que mulheres querem saber se você é homossexual ou bissexual, se nas duas condições elas têm alguma chance com vc? Digo isso pq só há dois motivos pra querer saber como a outra pessoa se define sexualmente: um interesse direto (digamos que se pergunta já imaginando uma cantada na sequência de uma resposta positiva) ou por levianidade (um desejo de querer saber e falar/comentar sobre algo que não nos diz respeito). E, se nas duas condições (bi ou homo), as mulheres que tem interesse em vc já estão contempladas, só sobra a segunda razão…

    O rótulo é legal quando ele orienta as pessoas, quando ele facilita a comunicação. O chato é quando a pessoa quer reduzir o outro ao rótulo e esquece todas as outras coisas que compõe a pessoa como um ser complexo, que não cabe dentro das gavetas que os rótulos se propõe a nos classificar.

    Eu prefiro viver a minha sexualidade. O rótulo de homo ou bi vem por consequência…

    Não é querer fazer propaganda do meu blog não, mas escrevi esse post que resume muito do que penso e responde o comentário da Joana:

    http://umpotedeouro.blogspot.com.br/2012/04/ja-ouvi-demais-isso-dai.html

    Um abraço!

    • blogsoubi disse:

      Cara comum, tudo bem? Na verdade, foi um erro de digitação e acabei de arrumar. A definição de bissexualidade é ter atração pelo sexo oposto e por pessoas do mesmo sexo. Isso todos nós já sabemos e não é novidade.

      Mas as mulheres têm intereaae geralmente em saber sobre isso, porque quando gostam de uma mulher não querem correr o risco de serem trocadas por um homem. As bissexuais às vezes são maia indecisas, têm mais medo do preconceito e em alguns momentos preferem se “esconder” em uma relação com um homem quando na verdade estão apaixonadas por uma mulher.

      Mas, no fundo, é o que você disse: para uma mulher, não importa se a outra mulher é homo ou bi, desde que elas estejam juntas.

      Meninas, qual a opinião de vocês?

      E para vocês, homens,como funciona essa situação

  9. Joana disse:

    Oi Cara comum! Tudo bem? Fiquei curiosa e fui ler o link no teu blog.
    Adorei o post, acho que diz tudo. Concordo com o que falaste, numa relaçao uma pessoa corre sempre risco de ser trocada por outra independentemente da orientaçao sexual e o importante é a auto-confiança.
    Escreves muito bem, gostei mesmo do texto.
    Ah blog sou bi partilho da tua opiniao, acho que as mulheres quando querem saber é por terem medo por serem trocadas por um homem.
    Queria que ficasse bem claro que quando mencionei o facto de parecer que estava na moda ser bi esse meu comentario nao foi em tom depreciativo nem de cariz preconceituoso ate porque tb me considero bi e nao tenho problemas com isso.
    Acho otimo que cada vez mais as pessoas se soltem mais e vivam a sua sexualidade livremente. É algo que quero para mim e acho que toda a gente merece ser feliz e se permitir ser feliz;)

  10. Joana disse:

    Blog sou bi estive novamente para experimentar ir numa boate gay ( boate em que ha mais mulheres, homens e mulheres mais mais mulheres )numa cidade aonde estive nos ultimos dias so que teria de ir sozinha e não tive coragem. :/
    Vou passear sozinha as vezes, cinema, agora sair à noite para um bar sozinha confesso que nunca fui. Pensei se me iria sentir sozinha la a beber e resolvi não ir. Alem disso estava meio down por causa de outra pessoa. Bah mas tive pena.

    • blogsoubi disse:

      Oi, Joana, tudo bem? Bom ver você por aqui de novo. Pena que você não conseguiu ir a uma boate gay. Eu tive essa coragem de ir sozinha e foi otimo, sabia?? Conheci bastante gente por la. Mas se for só um barzinho é pior. Precisa ter musica. Espero que uma hora você consiga. Alias, aquela sua prima não conhece algumas mulheres bi ou lésbicas? Como ela conheceu a namorada dela? Já tentou conversar com ela sobre isso? Abs!!

      • Joana disse:

        Oi blog sou bi 🙂
        Pois é, tenho de ver se ganho coragem e vou sim. Aquele local onde estive para ir é bar-boate. Sei que ja houve uma boate mais para o sexo feminino so que essa fechou ( pelo que li no google era muito conceituada mas fechou em julho deste ano).
        Olha quanto à minha prima ela é meio fechada, confesso que eu conversei sempre mais foi com a mulher dela. Tivemos muita empatia e conversávamos muito. Ela que me contou como conheceu a minha prima e é bi. Confesso que tive vontade de me abrir com ela e conversar so que fiquei com receio que ela fosse contar à minha mae, porque quero ser eu a contar à minha mae e no momento certo, entao nao falei nada. Elas vivem no Brasil, em São Paulo, não sei se aqui em Portugal elas terão ido em alguma boate.

  11. Caroline disse:

    Olá Blog sou Bi e Cara comum!
    Eu adorei o texto do Cara Comum e concordo com todas as descrições colocadas!
    E concordo com a Joana, que todo ser humano está submetido a ser “trocado” digamos, por outra pessoa pessoa, independente da orientação sexual do indivíduo, isso vai muito do carater da pessoa enfim.
    Eu mesma namoro uma mulher 10 anos mais velha, lésbica assumida, e ela sabe que sou bissexual, e apaixonada por ela.rsrs, Ou seja, no começo do nosso namoro, ela teve um pouco de insegurança, pela diferença de idade e também por que sou bissexual e nunca escondi dela isso.Mas amo ela de verdade e somos muito felizes, graças à confiança que ela tem em mim e eu nela, até por que independente se ela me largasse para ficar com outra mulher ou um homem que fosse, eu iria me magoar e sofrer por igual.
    Valeeeeu Bjs!!!! 😀

  12. Hevelyn Hespanhol disse:

    Bem, para mim não existe essa de: Só porque estou namorando uma mulher sou homo, ou se estou namorando um homem sou hétero!
    Para mim, bissexualidade é apenas uma outra forma de descrever a sexualidade de uma pessoa, um modo de dizer que você pode se envolver com ambos os sexos!
    Agora o que eu acho é que, pessoas bissexuais são mais abertas sobre o fato a relação ao amor! Ela não liga se é homem ou mulher, está lá amando-o sem parar! Mas é claro que não falo que pessoas Homo ou Héteros não são abertas! Essa já é outra questão para pensarmos! Óbvio!
    Agora, eu até faço uma brincadeira para os meus amigos, uma vez passou um menino muito lindo e eu fiquei olhando para ele, ai eu falei pros meus amigos: Ui! Meu lado Hétero está Online!
    E quando passou uma mulher e não resistir em olhar, logo falei: Não ligo que meu lado Homo esteja ligado, mas aquela menina ali é linda demais!
    Sim! Eu falo isso para eles! Para mim, a palavra Homossexual, Heterossexual, Bissexual é apenas palavras para descrever gostos! Como se fosse o mesmo modo que colocam nomes na gente! Imagina se você não tivesse nome! Como iriam te distinguir?! É nada mais que isso!
    ^^, beijos para vocês!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s