Existem 5 milhões de bissexuais no país

Publicado: 1 de outubro de 2011 em Estudos

Quantos bissexuais existem no país? Segundo uma pesquisa do Datafolha são 5 milhões. Eu não estou nessa contagem, afinal, não sou assumida. Se existem muitas pessoas como eu (o que eu acredito MUITO), esse número pode ser confortavelmente multiplicado.

Como saber se você é bissexual? Essa é uma pergunta que pode atormentar a vida de uma pessoa – principalmente se ela vive em círculos de amigos preconceituosos. Responder a ela, pode ser um “bom motivo” para um grupo te expulsar da roda. E, convenhamos, será a melhor coisa a se fazer. Não aceite pessoas preconceituosas ao seu lado – definitivamente elas não irão te fazer bem. Agora se o preconceito vem da sua família, o problema aumenta desproporcionalmente. É realmente um problemão. E se não for possível lidar com ele, espere, pois um dia eles podem entender – e se mesmo assim isso nunca acontecer, é uma pena. Mas não deixe de ser feliz por causa disso.

A mãe de uma amiga lésbica disse que preferia uma filha morta a uma filha homossexual. Algum tempo se passou e hoje a mesma mãe passou a aceitar a sexualidade da filha. Às vezes, é só uma questão de tempo. Mas também há casos em que a família expulsa o filho de casa e nunca mais quer ouvir falar.

Enfim, é complexo lidar com isso. Principalmente porque a sexualidade não é uma escolha, é uma identidade. Ninguém escolher ser gay, lésbica, bissexual ou seja lá o que for. Você apenas aceita isso dentro de você e deixa de viver uma mentira só para obedecer a uma regra social obsoleta (antiga, arcaica, ou a melhor palavra que você puder encontrar).

A partir do momento que as pessoas começarem a entender que a homossexualidade e a bissexualidade são normais, teremos mais pessoas felizes (de verdade) no mundo.

Com que idade sei se sou bissexual?

Na verdade tem gente que descobre tardiamente. Eu descobri aos 25 anos – antes disso achei que fosse só um desejo por mulheres. Mas a coisa aumentou e não pude controlar. Mas dependendo da idade, ainda não é o momento de se precipitar. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, a educadora sexual Maria Helena Vilela, afirmou que na adolescência é comum a confusão entre admiração e tesão. Muitos jovens, então, acabam tendo experiências com o mesmo sexo, com amigos, por exemplo.

“Os adolescentes têm hormônios saindo pelos ouvidos e maior disponibilidade para o sexo, então é mais complicado separar a curiosidade”, explica Saadeh.

Ou seja, se você ainda é muito novo ou muito nova, pode ser só uma curiosidade. Mas se isso se intensificar na fase adulta, sim, você pode ser bissexual.

Anúncios
comentários
  1. Ana disse:

    Aíi discordo dessa estimativa aí… do datafolha…..Existem muito mais que isso!! Vamos pensar um pouco… no mínimo 70 % dos homens e mulheres casados (as) são “inrustidos” ou bissexuais… quando digo “inrustidos”, quero dizer que não se assumem, por vários motivos:

    as mulheres: comodistimo, não querem trabalhar, não querem ficar sozinhas, engravidam, então fica dificil seguir a vida sozinha…..medo do preconceito de si mesma, e preconceito da sociedade; e hoje em dia as mulheres, buscam as salas de bate-papo lésbicas, diga-se de passagem, mulheres que são casadas com homens.

    os homens: preconceito de si mesmo e da sociedade, daí eles saem com os travestis ou garotos de programas ás escondidas… além de também entrar nas salas de bate-papo gays ou sites….

    É muito triste, uma pessoa enganar á outra quanto á sua sexualidade, porque causa um sofrimento enorme, imagem um homem que casa com uma mulher por 20 anos e gosta de homens?? Agora, difícil acreditar que alguém com seus 18 anos, não saiba do que gosta? rssss… sabe sim, mas não se assume pra si mesmo!
    Curiosidade???? Não, não, isso não existe…rssss… ou melhor se existe curiosidade existe vontade, e consequentemente sentimento incrustado, só precisando de oportunidades pra desabrochar..
    Convivi muito no mundo gay e heterossessessual… essa história que supostos “heterossexuais” contam, de que querem ir na balada gls, ou balada gay, por curiosidade… ou porque a música lá é boa….kkkkk com tanta balada hetero maravilhosa no Brasil, e no mundo??? Isso não existe, o mais engraçado, é que esses heterossexuais que estão de curiosidade nas baladas gays, no final da balada estão beijando outros homem, se for homem, ou outras mulheres, se for mulher…kkkkkkkkk vi muito disso…
    Tenho uma amiga que brinca, o mundo é gay… olha sinceramente, tem mais gays no mundo do que possamos imaginar, é imensurável

    Desculpe, mas é a realidade, no fundo, quando todos se assumem e juntam o quebra cabeça.. percebem que sempre gostaram da fruta igual!!
    Não estou criticando, simplesmente sejam verdadeiros, com vocês e com os outros. Claro que até os 16 anos, existe confusão sim, porém na idade adulta, não existe confusão, existem qualquer outros motivos, dos que já citei acima, além de outros não citados, menos confusão sobre o que gosta ou não gosta!! Vamos ser realistas!! Muito boa iniciativa do seu blog, vc é muito inteligente pela forma que escreve, gostaria de conhecê-la, para uma amizade… até porque vc é comprometida, gosto de fazer amizades com pessoas inteligentes.
    grande beijo
    bjossssss

    • blogsoubi disse:

      Olá, Ana, tudo bem?
      Adorei as suas descrições e concordo com elas. Realmente, as pessoas infelizmente escondem os seus verdadeiros desejos. E é por isso que muitas pessoas são infelizes. É uma pena, não é?
      Acredito que, enquanto vivermos em um mundo como esse, nenhuma estimativa sobre gays e bissexuais chegará próxima da realidade.

      Claro, uma amizade é sempre bem-vinda. Quando quiser, me escreva.
      Grande abraço !

  2. Ana disse:

    ah.. eu fiquei apaixonada pelo blog, fiquei horas lendo.. muito bom mesmo, assuntos tratados de maneira inteligente e viva todo mundo hehehe

  3. isabelle disse:

    Eu tenho 14 anos e desde pequena tenho atracao por mulheres. Hoje eu pego algumas meninas… Mas nao deixo de ter respeito com elas

  4. Luciana disse:

    Nossa Amanda estava certa que provavelmente sou bissexual e agora fiquei na dúvida quando você citou que quando a pessoa é muito jovem ela pode só está se confundindo será que é isso? Me relaciono pouco, quer dizer não no mesmo ritmo que o das minhas amigas, até então achava normal, mas acho que devo desfocar um pouco dos estudos e trabalho entende? Você acha que tudo isso pode influenciar? Será só um desejo? Ai não sei de mais nada fiquei confusa, um psicólogo nessa hora ajuda, e se eu estiver me enganando e tomando a decisão errada? Foi desde os 15 não é? Que você sente atração por mulheres, mas só se aceitou com 25, você só sentia atração ou se imaginava gostando, namorando, vivendo com uma mulher? Desculpa perguntar, mas é porque em algumas partes da sua história me identifiquei um pouco.

    E obrigada por responder meus e-mails me sinto mais a vontade conversar por lá, está me ajudando muito, bjs!

    • blogsoubi disse:

      Luciana, é isso mesmo. Sentia atração desde adolescente, mas não tinha certeza. E mais velha descobri que era isso mesmo. Eu só tinha atração e me imaginava beijando uma mulher. Mas nunca pensei que namoraria uma…nunca achei que que pudesse me apaixonar por mulheres. Você só vai saber quando quiser de fato experimentar…e gostar. Beijos!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s